domingo, 13 de setembro de 2009

SEC 2009: Solidariedade... uma exigência da fé


Foi com este tema que, na última semana do mês de Agosto, um grupo de cerca de vinte jovens se reuniu na Póvoa de St. Adrião, para juntamente com a comunidade local e a comunidade do Bairro do Barruncho viverem o verdadeiro sentido da palavra solidariedade aos olhos de Cristo.
Ao longo desta semana vivemos com a comunidade do Barruncho novas experiências de inculturação, que fez com que percebessemos que apesar de por vezes termos pouco, temos sempre o dom do acolhimento connosco, um sorriso e uma palavra amiga para dar ao nosso próximo, mesmo quando é um desconhecido (o que acontece a maioria das vezes).
Junto das crianças deste bairro distribuímos sorrisos, afectos e palavras de encorajamento. Desenvolvemos com eles algumas actividades e trabalhamos com eles a oração de nosso pai: O PAI NOSSO.

Deles recebemos sorrisos, carinho e uma gratidão enorme pelo pouco tempo que lá passamos.
Aos jovens deste bairro servimos de porto de abrigo para algumas conversas (poucas é verdade). Afinal eles também só são mal entendidos e, no fundo só necessitam de um pouco de atenção, pois são jovens como nós, que têm muito para dar.
Não nos esquecemos das pessoas mais idosas deste bairro e, junto delas distribuímos sorrisos e o nosso coração. Simplesmente servimos de ouvintes dos seus problemas e como recompensa recebemos gratidão eterna.
Mas como o nosso objectivo não era só estar perto das pessoas do bairro, estivemos presentes nas eucaristias dominicais e em algumas acções proporcionadas por nós à mesma para que esta interagisse connosco.
Desta semana trago muita alegria, relembro muitos sorrisos e trago comigo um desejo - o desejo de que muitas comunidades cristãs sigam o exemplo da comunidade que nos acolheu.
Foi sem dúvida uma semana inesquecível onde vários sentimentos se misturaram, mas que no final se regeu pelo amor e solidariedade.

Sem comentários: