segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Contra quem lutamos



Ele já tinha todas as rugas do tempo
quando o encontrei pela primeira vez.
Queixava-se de que tinha muito a fazer.

Perguntei-lhe como era possível que em
sua solidão, tivesse tanto trabalho...

- Tenho que domar dois falcões, treinar
duas águias, manter quietos dois coelhos,
vigiar uma serpente, carregar um asno e
dominar um leão - disse ele.

- Não vejo nenhum animal perto do local
onde vives.
Onde eles estão?
Ele então explicou:
- Estes animais, todos os Homens tem!

- Os dois falcões se lançam sobre tudo o
que aparece, seja bom ou mau.
Tenho que domá-los para que se fixem
sobre uma boa presa.
São meus olhos.

- As duas águias, ferem e destroçam com
suas garras.
Tenho que treiná-las para que sejam úteis
e ajudem sem ferir.
São as minhas mãos!

- Os dois coelhos, querem ir aonde lhes
agrada.
Fugindo dos demais e esquivando-se das
dificuldades...
Tenho que ensinar-lhes a ficarem quietos,
mesmo que seja penoso, problemático ou
desagradável.
São meus pés!

- O mais difícil é vigiar a serpente apesar
de estar presa numa jaula de 32 barras,
mal se abre a jaula, está sempre pronta
para morder e envenenar os que a rodeiam,
se não a vigio de perto, causa danos.
É a minha língua!

- O burro é muito obstinado, não quer
cumprir com suas obrigações.
Alega estar cansado e se recusa a transportar
a carga de cada dia.
É meu corpo!

- Finalmente, preciso dominar o leão...
Ele sempre quer ser o rei, o mais importante.
É vaidoso e orgulhoso.
É o meu coração!

Sem comentários: