segunda-feira, 16 de maio de 2011

Lapia lesi estimados amig@s








No passado Domingo, dia 8 de Maio celebrei com uma nova comunidadecristã o baptismo de 13 adultos. Foi a última das 4 comunidades aondetive a graça de a alegria de 106 novos cristãos. Alegria contagiante emisteriosa. Contagiante porque toda a gente participa e se deixa tocarpor este momento de celebração que culmina um longo caminho de 4 anosde catecumenado! Misteriosa porque é uma alegria que faz, pormomentos, desaparecer todas as dificuldades do dia a dia, todas asresistências tradicionais às exigências do Evangelho e uma aparenteausência de horizontes de futuro! Um momento de eternidade aonde o serhumano se abre misteriosamente a acção de Deus e saboreia a alegriadesta ousadia!Já ao terminar deste dia de festa, depois da celebração, da refeição,da dança e cânticos sem fim…, e invadido pelo cansaço do dia deixei-mepartir e dei-me conta que dentro de um mês parto de férias! Ocatequista apercebe-se do meu silêncio, da “minha ausência” e diz-me:o grupo dos novos baptizados quer-lhe cantar um cântico de acção degraças e dizer uma palavrinha! Era a minha ultima eucaristia antes departir neste sector (cada sector constituído de dez aldeias tem umaeucaristia dominical por mês). Uma Senhora toma a palavra e diz: “Hojecada um de nós sente a alegria de nascer de novo… porém sabemos que umrecém-nascido tem necessidade dos cuidados da mãe e de toda a famíliapara sobreviver! P. João sabemos que vai de férias desejamos-lhe umbom tempo de descanso e leve as nossas saudações para a sua família eamigos… Aw ke lapia daa tel! Va em paz mas volte!”Certo que nesta missão que Deus nos confia não há nada a começar nem aconcluir sinto-me grato por estes 3 anos vividos aqui! Como passourápido!Estimados amigos com esta pequena historia e algumas fotos queroapenas saudar-vos, pedir-vos desculpa pelo silêncio e dizer-vos até umdia destes.



Um abraço amigo em Cristo

Com amizade

P. João Costa

Sem comentários: