quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Assassinada religiosa na República Democrática do Congo

A Irmã Jeanne Yegmane, da Congregação das Agostinianas (Ordem de Santo Agostinho), foi morta a tiro em Dungu, no Nordeste da República Democrática do Congo.
"Foi assassinada em uma emboscada na estrada. Não era o alvo dos assassinos", disse o bispo local, D. Richard Domba Madiy, à Agência Fides, do Vaticano.
"Os agressores surgiram de repente da floresta, e abriram fogo contra os veículos de passagem, matando a irmã Yegmane. Depois de parar os carros e saquear os passageiros, antes de fugir, atearam fogo aos veículos", disse.
O prelado refere que "conhecia bem a irmã Yegmane", antiga superiora das Agostinianas. Após a conclusão do seu mandato, foi enviada para Kinshasa para se especializar em oftalmologia.
"Ela estava muito envolvida no cuidado dos doentes. A sua morte é uma grande perda para a comunidade", disse D. Richard Domba.
Sobre a identidade dos agressores, não há ainda confirmações, mas tudo leva a crer que são combatentes do Exército de Resistência do Senhor (LRA, rebeldes ugandeses), que há anos fazem incursões nesta área.

Segundo a agência missionária Misna, o número de vítimas das acções do LRA nos últimos anos eleva-se a 100 000 mortos e mais de 20 000 raptos.

Sem comentários: