quinta-feira, 26 de agosto de 2010

100 anos do nascimento de Madre Teresa

Uma missa solene em Calcutá abriu hoje as homenagens ao centenário do nascimento de Madre Teresa, a "santa dos pobres" que dedicou a vida a ajudar os necessitados daquela cidade superpovoada no leste da Índia.

Nascida em Skopje (Macedónia) a 26 de Agosto de 1910, Madre Teresa, cujo verdadeiro nome era Agnes Gonxha Bojaxhiu, chegou como freira à Índia em 1929 e obteve a nacionalidade indiana em 1951.

A missa, presidida pelo cardeal Telesphore Placidus Toppo, foi celebrada na sede da congregação das Missionárias da Caridade, fundada pela Madre Teresa em 1950.

Durante a missa, que contou com a presença de 1.000 pessoas, o cardeal leu uma mensagem do Papa Bento XVI. Centenas de fiéis tiveram de ficara fora da capela por falta de espaço.
"Acredito que este ano seja para a Igreja e o mundo uma ocasião de alegre gratidão com Deus pelo inestimável dom que a Madre Teresa fez durante a sua vida e que continua através do carinhoso e incansável trabalho dos seus filhos espirituais", escreveu o Papa.

No final da missa, as sucessoras de Madre Teresa, Sor Nirmala e a actual presidente da congregação, Sor Prema, libertaram pombas em sinal de paz e compaixão.

As comemorações não ficam por aqui:. Calcutá vai ainda organizar o festival internacional de cinema "Madre Teresa", com documentários e filmes sobre a vida da religiosa.

Sem comentários: