segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O que foi para mim a SEM-Abrigo

Ao decidir ir à SEM-Abrigo tive a consciência de que a experiência que me esperava era forte, e difícil de superar.
Para mim os sem-abrigo eram uma realidade escondida e desconhecida, pois embora eles existam todos temos a tentação de os ignorar e passar ao lado.
Por isso esta semana foi para mim muito importante, pois pude aperceber-me de toda a realidade de quem faz das ruas de Lisboa a sua casa.
A princípio o medo era bastante, mas confiei em Jesus e na sua vontade. Em cada rua que percorri vi muita gente que passeava indiferentes ou pior do que isso já habituada a ver montes de caixas e de farrapos na beira dos passeios. Perante a indiferença de muitos e com muito receio eu fui capaz de parar, e perceber que por detrás de cada caixote ou debaixo de cada farrapo velho existiam corações a palpitar… e eram de pessoas …
Por trás de cada pessoa que encontrei havia muito mais que um alcoólico que um drogado, haviam rostos, verdadeiros rostos de Cristo que esperavam um abraço uma palavra amiga um pedaço de pão…
Em cada um deles contemplei a face de Jesus na sua dor, angustia, solidão, descriminação, rejeição…
Eu pude experimentar a beleza de estar na presença de Jesus naquele a quem dei leite, aquele a quem dei pão, naquele a quem limpei as feridas, naquele a quem troquei as roupas, e ainda naquele que escutei…
De todos recebi lições de vida, cada história, cada caminho, foram para mim momentos de crescimento. Sinto que dei muito pouco, mas de todos recebi um sorriso, um abraço, e tive a certeza que foram dados com uma profunda gratidão, por um quase nada que fiz.
a
Obrigado Senhor por teres estado comigo face a face.

1 comentário:

Joana Silva disse...

Experiências que nos marcam....
Aprendemos muito com elas, e encaramos o nosso futuro com uma nova perspectiva....Apartir dessa altura vemos o mundo de forma diferente.
Crescemos muito interiormente e exteriormente.
É muito gratificante trabalhar com pessoas que nada têm... Elas ensinam-nos a dar um verdadeiro valor à vida.