sábado, 30 de maio de 2009

Santa Margarida Maria Alacoque

Nasceu em França, a 22 de Julho de 1647 e faleceu em Paray-le-Monial, a 17 de Outubro de 1690. Era dada ao silêncio, à mortificação, à devoação a Jesus agonizante no horto, à Virgem Maria e ao Santíssimo Sacramento. Esteve paralítica durante 4 anos. No fim deste período, recuperou a saúde.

Entrou no convento em 25 de Maio de 1671, tendo professado em Novembro de 1672, como religiosa da Ordem da Visitação, em Paray-le-Monial. Na festa de S. João Evangelista (27 de Dezembro de 1673), estando ela recolhida em oração diante do Santíssimo Sacramento, Jesus manifestou-Se-lhe pela primeira vez, o que viria a repetir-se ao longo de dois anos, sempre na primeira 6.ª feira do mês. Na solenidade do Corpo de Cristo, em 1675, Cristo manifestou-Se-lhe com o peito aberto, e, apontando para o seu coração ardendo, disse-lhe: “Eis o Coração que tanto tem amado os homens, nada Se poupando até esgotar-Se e consumir-Se para lhes demonstrar o seu amor. E em reconhecimento não recebe senão ingratidão da maior parte detes”. A devoção por ela praticada consistia no seguinte: Hora santa (das 2 às 24 horas), contemplando Jesus no horto, na véspera da primeira 6.ª feira do mês, e como preparação para a Sagrada Comunhão nesta dia. A Igreja aprovou esta devoção das primeiras nove 6.ª feiras e muitos cristãos praticam-na com muito fruto.


As suas reliquias andam a peregrinar em Portugal desde o inicio de Maio. Fica aqui o calendário das proximas cidades a recebê-las:


2 e 3 de Junho – Diocese da Guarda;
4 e 5 de Junho – Diocese de Lamego;
6 e 7 de Junho – Diocese de Bragança;
8 e 9 de Junho – Diocese de Vila Real;
10 e 11 de Junho – Diocese de Aveiro;
12 a 16 de Junho – Diocese de Braga
(incluindo a visita aos Mosteiros da Visitação);
17 e 18 de Junho – Diocese de Coimbra;
19, 20 e 21 de Junho – Diocese de Viana do Castelo;
22 e 23 de Junho – Diocese de Viseu;
24 e 25 de Junho – Diocese de Santarém.

Sem comentários: