quarta-feira, 15 de abril de 2009

Páscoa Jovem - testemunho

Alegrai-vos no Senhor da Vida. Foi este o tema da Páscoa Jovem deste ano.
A Pascoa Jovem foi a minha melhor experiencia de encontro com Jesus.
Foram 3 dias de encontro profundo com Ele.
Quando aceitei o convite para ir, pensei que iria para um local totalmente diferente do que o que encontrei, desprovido de oração, um local onde iria apenas participar na eucaristia e falar sobre a Páscoa. Apercebi-me rapidamente que essa ideia que eu levava não era a correcta.
Quando cheguei, com a timidez normal de quem se encontra pela primeira vez num local estranho com pessoas desconhecidas, lancei raízes a um dos sofás e por lá fiquei até à hora de jantar.
Depois comecei a tentar criar amigos, uma tarefa fácil visto que todos os que participaram são jovens especiais. Cada um que aceitou o convite e participou é especial, a meu ver.
A quinta-feira foi curta. Entre “olás” lá nos fomos conhecendo e preparando o encontro e as várias fases e etapas do encontro.
A sexta-feira começou cedo e logo começámos a trabalhar na via sacra e foi já perto do anoitecer que eu senti algumas sensações que antes nunca tinha pensado sobre elas. Refiro-me aos momentos antes da morte de Jesus. Lembro-me perfeitamente das várias citações que foram lidas, que despontaram em mim de lágrimas a nós na garganta, de medo a arrepios. Foi decerto o momento mais marcante não só para mim mas também para os outros jovens. E no fim fomos então fazer a via-sacra.
No sábado, o dia da alegria, foi o dia em que descomprimi um bocado, foi o dia das brincadeiras, dos jogos e do passeio. Foi o dia do elogio ao morto. E assim foi o tempo passando e o terceiro dia chegou ao fim, mas não sem antes acender-mos as nossas velas com o lume novo.
Como alguém disse, o que custa é o quarto dia. Quando nós começamos a conhecer-nos melhor está na hora de partirmos para nossas casas.
Enfim, foram 3 dias onde chorei, onde ri, onde fiz novos amigos onde estive muito perto de Jesus, foram 3 dias que certamente repetirei para o ano e sobretudo foram três dias onde eu pude meditar sobre a dor, o sofrimento, o medo que Jesus sentiu na noite antes de ser entregue e também no amor que ele demonstrou ao dar a vida por nós ao morrer na cruz.
Embora destaque apenas alguns momentos do encontro, talvez aqueles que eu considerei mais relevantes e importantes, ele foi e contou com muitos outros momentos e actividades, quer de oração, quer de trabalho, quer de divertimento.
Termino agradecendo a Jesus ter-me concedido o dom de estar presente e peço-lhe por todos os que participaram.
(Nuno Gonçalves)

Sem comentários: