terça-feira, 28 de abril de 2009

Falta de vocações

D. Gilberto dos Reis atribui a falta de vocações à iniciação cristã “que não mostra como deve ser, o rosto grande e belo de Cristo aos jovens e às pessoas que nos rodeiam”.

Na mensagem que o bispo de Setúbal escreve por ocasião do Dia Mundial das Vocações, é expresso o dever de se “apostar mais numa iniciação cristã à altura do nosso contexto cultural”.

Para o bispo de Setúbal é “insuficiente” indicar o celibato como causa da falta de vocações. "Às vezes ouve-se dizer que a falta de vocações se ultrapassaria exigindo menos aos chamados, por exemplo, eliminando o celibato no caso dos sacerdotes. É uma análise insuficiente", escreve.

“A vocação é um mistério de sedução”, afirma, recordando a vida de São Paulo que mudou a sua vida no caminho de Damasco e a canonização de São Nuno de Santa Maria, no passado Domingo, como exemplos de “sedução”.

"Quando alguém descobre no seu caminho o mistério do amor grande e fascinante de Deus por si, entrega-se-Lhe com inteira confiança e total generosidade, como um-não-poder-ser-doutra-maneira", diz D. Glberto Canavarro Reis.

(Agencia ecclesia)


Sem comentários: