segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Violência na Índia e Nigéria

Vaticano: Papa condena "horror"
da violência na Índia e Nigéria

Vaticano, 30 Nov (Lusa) - O Papa pediu hoje, durante a oração do Angelus, na praça de São Pedro do Vaticano, em Roma, a condenação do "horror" da violência que nos últimos dias atingiu as cidades de Bombaim, Índia, e Jos, Nigéria.

"São diferentes as causas e as circunstâncias destes trágicos acontecimentos, mas estas explosões de violência tão cruel e insana devem provocar o mesmo horror e reprovação", disse Bento XVI aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro.

"Quero convidar-vos a unirem-se na oração pelas numerosas vítimas dos brutais ataques terroristas de Bombaim, na Índia, e dos confrontos em Jos, na Nigéria", afirmou.

Cerca de 200 pessoas foram mortas em Bombaim em ataques terroristas lançados na quarta-feira, enquanto pelo menos 300 pessoas morreram em conflitos religiosos na Nigéria.

O Papa pediu a Deus que "chegue ao coração" dos que acreditam que a violência resolve os problemas locais e internacionais e apelou para o "exemplo da doçura e amor para a construção de uma sociedade digna de Deus e do Homem".

No primeiro domingo do Advento, que inicia um novo ano litúrgico, o Pontífice referiu, em espanhol, todos aqueles que trabalham "em benefício de homens e mulheres que perderam a liberdade, mas não a dignidade", numa referência aos presos.

"Também nesses casos é preciso respeitar os Directos Humanos fundamentais e procurar uma recuperação e reeducação que permita uma reinserção dos presos na sociedade", disse Bento XVI.

MV.

Lusa/Fim

Sem comentários: