sábado, 29 de novembro de 2008

Santo André

Santo André, Apóstolo

30 de Novembro

Nasceu na Betsaida e teve a honra e o privilégio de ter sido o primeiro discípulo de Jesus, junto com São João o evangelista. Os dois eram discípulos de João Baptista, e este ao ver passar Jesus (quando voltava o deserto depois do jejum e das tentações) exclamou: "Eis aí o cordeiro de Deus". André emocionou-se ao ouvir semelhante elogio e foi atrás de Jesus, Jesus voltou-se e lhes disse: "O que procuram?". Eles lhe disseram: "Senhor: onde vive?". Jesus respondeu-lhes: "Venham e verão". Foram e passaram com Ele aquela tarde.


Esse chamado mudou sua vida para sempre. Santo André foi em seguida onde vivia seu irmão Simão e disse-lhe:"encontramos o Salvador do mundo" e levou-o onde estava Jesus que encontrou no grande São Pedro um amigo intimo e o fundador de sua Igreja. No dia do milagre da multiplicação dos pães foi Santo André quem levou a Jesus o menino que tinha os cinco pães e os dois peixes. O santo presenciou a maioria dos milagres que fez Jesus e escutou, um por um, seus maravilhosos sermões, vivendo junto a ele por três anos.


No dia de Pentecostes, Santo André recebeu junto com a Virgem Maria e outros Apóstolos, o Espírito Santo em forma de línguas de fogo, e em adiante se dedicou a pregar o evangelho com grande valentia e obrando milagres e prodígios.


A tradição coloca seu martírio em 30 de Novembro do ano 63, sob o império de Nero.



.

Sem comentários: