terça-feira, 25 de novembro de 2008

II

- Olá, como te chamas? - perguntou a Árvore.
- Eu... eu... sou a Pequena Estrela...
- Não tenhas medo! Que fazes tu no Lugar dos Grandes Corações?
- No lugar de quem?!!
- Ah, vejo que ainda não sabes. Então a primeira coisa que devo dizer é que és bem vinda ao Lugar dos Grandes Corações!!
- E... o que é o Lugar dos Grandes Corações?
- É o lugar para onde vem quem anda à procura de algo que ainda não sabe o que é.
Que coisa mais complicada! A Pequena Estrela não podia imaginar maior perda de tempo do que andar à procura de algo que não se sabe o que é. POr momentos pensou em sorrir para a Árvore, agradecer as boas-vindas e seguir em frente fingindo que tinha percebido tudo e assim não ser importunada com mais disparates. Só que, de repente, alguma coisa a fez parar. É que, afinal de contas, ela tinha saído do céu, rodopiado, e vindo parar junto do lago apenas porque se sentia triste. Mas o que realmente andava a fazer naquele lugar... isso não sabia! Também ela estava entre os que andam à procura de algo que ainda não sabem o que é.
- E por que se chama a este lugar o Lugar dos Grandes Corações?
- Ora, que pergunta!!! - disse a Árvore sem muita paciência. - Porque quem vem aqui parar, seja por que razão for, é porque tem um coração muito grande e uma missão.
A Pequena Estrela estava de novo confusa: primeiro porque não sabia que tinha um grande coração e depois porque também não sabia o que queria dizer a palavra missão. Começou então a contar à Árvore porque é que tinha vindo do céu e como achava que as outras estrelas eram melhores do que ela, tendo sempre vergonha de aparecer nas festas e de participar nas conversas.
- Mas o que me acabas de contar não significa que tu sejas pior do que as outras estrelas. Apenas significa que és especial e que, por agora, aquele não é o teu lugar. Assim como o padeiro feliz não gosta de fazer casas e o prdreiro feliz não sabe fazer pão, também tu, neste momento, sentes que não sabes dançar e conversar como as outras estrelas. Percebeste?
- Mais ou menos... e... já agora... o que significa missão?
- Para o dicionário, que é um livro importante feito por pessoas que estudaram muito, missão significa tarefa, aquilo que tem de ser feito.
Mas eu prefiro dizer-te que missão é a coisa mais bonita que tu podes fazer neste mundo.
(...)
Exerto de "A História da Pequena Estrela"
de Rosário Alçada Araújo
Todos nós procuramos encontrar-nos nesta vida, encontrar a nossa missão.
Será que eu já encontrei a minha?
E tu? Já encontraste a tua?

Sem comentários: